Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Côte d´Azur



Deixamos Ventimiglia, cidade que fica na fronteira da Itália com a França, na última segunda-feira, dia 16 de julho, encerrando o pedal pela Itália, que agora passei a chamar de "Itália, a Bela".

A estética peculiar e poética das plantações de vinhas, oliveiras e feno na Toscana, a arquitetura integrada à paisagem (até nos lugares mais luxuosos), as cinco vilas de pescadores da Cinque Terre, o perfume das muitas flores ao longo das estradas, os sabores fortes e marcantes, a pequena, linda e doce vila de Montalcino, as paisagens serenas e muitos outros elementos me fizeram marejar muito e, no final da história, acabei caindo de amores pela Itália.

Entramos na França e o panorama poético mudou um pouco. Os franceses são, no geral, mais sorridentes e ficam nitidamente empolgados com as bicicletas (hoje ganhamos uma garrafa grande de água gelada do dono do bar onde tomamos um café com leite pela manhã, para ajudar no pedal), mas estamos sentindo saudades da colorida Itália, com seu povo espalhafatoso e único.

De Ventimiglia pedalamos até Nice, passando por Menton (charmosa e colorida) e pelos infinitos túneis de Mônaco (inclusive pelo túnel que faz parte do circuito de Fórmula 1 de Mônaco, onde o Pepê se achou o próprio piloto), pasmos com a cor do mar (estupidamente azul) e, no meu caso, meio tensa com o movimento intenso de carros.

No dia seguinte, o percurso de Nice a La Napoule (vila com castelo à beira-mar) foi bem mais tranquilo, com quilômetros de ciclovias para amenizar a loucura dos carros. A badalada e ostensiva Cannes estava no meio do caminho e nela a ciclovia pela qual trafegávamos desde Nice desapareceu. O Pepê observou em Cannes uma quantidade enorme de carrões como Rolls Royces, Maseratis, Lotus, Ferraris etc., sendo muitos deles conversíveis, e todos parados no congestionamento!!!!!!!!!!! Lojas e mais lojas caríssimas e hotéis cuja palavra luxo não é suficiente para descrever as respectivas fachadas. Fiquei mega de bode com tanta bobagem e nem foto do palácio dos festivais tive vontade de tirar. De qualquer forma, passados alguns poucos quilômetros, tudo voltou ao normal e a farofa balneária retomou o domínio do cenário. (Sim, tem farofa adoidado na Côte d´Azur!!!!!!!!)

O último dia de pedal na Côte d´Azur (La Napoule - Fréjus) foi coroado com um visual emoldurado pelas rochas vermelhas do Maciço de l´Estérel e com uma caminhada de final da tarde pela praia, com direito a banho no rio que forma um grande lago e desemboca no mar. Sensacional!

Bem legal por aqui é a quantidade de motor homes pelas praias e pelas estradas em geral, quase todos transportando bicicletas! Por falar nas bicis, continuamos encontrando cicloturistas (vários casais, cuja faixa etária parece ultrapassar os 50 anos) e ciclistas de estrada.

O Pepê observou que a maioria esmagadora das bikes utilizadas pelos cicloturistas é de aro 700, tipo touring. As mountain bikes são raras e quase não se vê freio a disco.

Ontem nos despedimos do litoral e começamos a subida para o Parc Naturel Régional du Verdon, cujos detalhes você lerá por aqui, em breve!

PS1: O Pepê adora os números (enquanto eu sou a favor da morte do odômetro) e eu adoro o Pepê, então, lá vai:

Ventimiglia - Nice: distância: 54,7 km; velocidade média: 13,2 km/h; velocidade média geral: 7,9 km/h; tempo de deslocamento: 3:50´; tempo parado: 2:35´.

Nice - La Napoule: distância: 47,7 km; velocidade média: 12,5 km/h; velocidade média geral: 9 km/h; tempo de deslocamento: 3:50´; tempo parado: 1:30´.

La Napoule - Fréjus: distância: 35 km; velocidade média: 13,3 km/h; velocidade média geral: 9,7 km/h; tempo de deslocamento: 2:30´; tempo parado: 00:55´.

PS2: A Côte d´Azur nos deu uma trégua, mas ontem e hoje as subidas voltaram com força TOTAL. Enquanto escalava um paredão e procurava me manter íntegra e firme em cima da bike, lembrei daquele verso "there is no mountain too high". E não é que parece ser verdade?

PS3: As fotos da Côte d´Azur você vê aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário