Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Rumo ao Grand Canyon du Verdon

Dia 19, saída de Fréjus; último dia de litoral. Abandonamos a Côte d'Azur rumo as montanhas do considerado grande Canyon da Europa (Gorges Du Verdon), com gargantas em torno dos 800 metros, muita vegetação e uma luz impar durante o verão. Este é o cânion mais largo da Europa localizado na Provença, região dos Alpes de Haute-Provence. Neste dia fizemos um pedal de 45 km até Flayosc numa ascensão de 620 metros. Flayosc é uma cidadezinha já no estilo medieval e ficamos hospedados num hotel bem bacana (Hotel La Viielle Batistide), construção de pedras com uma vista para as montanhas ao fundo. Como chegamos cedo e havia uma piscininha - tibum - para dar uma relaxada. Apesar de subirmos mais de 600 metros a subida foi suave porem contínua permitindo uma velocidade média de 13,9 km/h e geral de 10,4 km/h e um tempo de deslocamento de 3h15'. Nosso tempo parado este dia foi só de 1h10' e por isso não tiramos tantas fotos. As estradas neste dia estavam bem movimentadas principalmente para a sair de Fréjus (litoral) rumo ao interior. Pedalamos uns 10 km em trafego intenso com direito a grandes caminhões compartilhando o espaço da via. O sufoco só diminuiu quando entramos em uma estrada com trafego menos denso. O interessante por aqui é que as estradas não tem acostamento em sua maior parte (tanto na França quanto na Itália), mas na minha opinião é sempre relativamente tranquilo o pedal, de modo geral, o pessoal respeita o ciclista.

Hoje dia 20 fizemos um pedal ao bom e velho estilo Toscano. Saímos de Flayosc em direção a Camps sur-Artuby, uma das portas de entrada do Parque Natural Regional Du Verdon. Esta vila com ar medieval está a 906 metros de altitude e para chegar até aqui tivemos que vencer duas paredes. Apesar de Flayosc estar a 620 metros, descemos a menos de 200 metros para subir em dois tops (sobe e desce) bem puxados - o litoral nos acostumou mal. O caminho é predominantemente de estradinhas super arborizadas e com pouco fluxo de carro, um verdadeiro passeio não fosse as "paredinhas". Quando chegamos a uns 12 km antes do nosso destino, numa altitude acima dos 600 metros, o visual mudou e as montanhas e a visão do Cânion passou a ser constante. Não vou mais usar aquela expressão, pois é muita beleza o tempo todo. O litoral da Côte d'Azur é único, mas confesso que as montanhas me comovem muito mais. Neste dia percorremos 41,1 km com velocidade média de 10 km/h em 4h06', a velocidade média geral foi de 7,9 km/h com 1h05' parado. Neste dia como ficamos a maior pare do percurso por entre os bosques foram poucas as paradas para fotos. As paradas foram mesmo para descansar.

PS: Fotos deste post, aqui e aqui.